Fluxo da Inteligência

Principais conceitos para entender o que é o fluxo da inteligência

KITs e KIQs: O que são e como utilizar

As etapas tradicionais presentes no ciclo da Inteligência Competitiva devem ser entendidas da seguinte forma:

  1. Avaliação das necessidades – identificação das necessidades dos decisores quanto à disponibilização de inteligência para a tomada de decisão. É nessa primeira etapa que são definidos os KITs (Key Intelligence Topics), ou questões (tópicos) chaves de inteligência.
  2. Planejamento – nesta etapa, são definidas onde e de que forma serão buscadas e armazenadas as informações que servirão de matéria-prima para o processo de análise.
  3. Coleta de dados – nesta etapa, são coletadas todas as informações necessárias para subsidiar o processo de análise. O foco principal é a busca de informações alinhadas aos questionamentos constituintes dos tópicos-chaves de inteligência, ou seja, a relevância e o alinhamento da informação às questões chaves de inteligência, e não a quantidade de informações coletadas.
  4. Análise – nesta etapa, as informações coletadas serão analisadas, tendo como base um ferramental analítico consideravelmente robusto. O objetivo principal desta etapa é promover a geração de insights, relacionando as diversas variáveis e informações analisadas nos mais diversos contextos, gerando inteligência acionável.
  5. Recomendação – nesta etapa, apresenta-se aos tomadores de decisão o resultado do trabalho de inteligência, com o objetivo primordial e inalienável de dar suporte à tomada de decisão. Vale lembrar que o papel da Inteligência Competitiva é disponibilizar inteligência para a tomada de decisão, já a decisão a ser tomada (e se ela terá como base a inteligência disponibilizada ou não) é uma prerrogativa única e exclusiva do decisor.